Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

O ketchup surgiu há muitos anos atrás e em terras bem distantes. Um dos molhos mais emblemáticos e pedidos para acompanhar um deliciosos burger, trás em sua história uma gama de surpresas.

Acredita-se que a primeira versão do molho se quer tinha tomate. O “ketsiap” surgiu no Sul da China, era um molho de peixe fermentado, feito à base de suas vísceras e carne. Na Malásia essa mistura também se popularizou, lá foi intitulada “kechap”. Alguns registros indicam que o molho era utilizado há mais de 300 anos antes de Cristo.

Em 1700, o molho fermentado de peixe conquistou os ingleses, principalmente por ser fácil de estocar e transportar nas longas viagens de navios. Assim, surgiu a demanda de reproduzir a receita, todavia, enfrentaram a dificuldade de encontrar os produtos que só tinham na China. A partir disso, foram criando e usando outros ingredientes como ostras, cogumelos, nozes, e etc. Em 1812, finalmente foi registrada a primeira receita batizada de “ketchup” feita com tomates, preparada por um cientista chamado James Mease, da Filadélfia.


Aqui na It trabalhamos apenas com marcas de ketchup de primeira linha. Entre elas, temos a marca Strumpf, que produz um molho nem tão adocicado, nem tão avinagrado, deixando prevalecer o sabor do tomate e dos condimentos. Quem é fã de ketchup, vai se surpreender com o sabor!

Interessante a história, não é? E muito gostosa!