Cebola Caramelizada

Cebola caramelizada – Saiba tudo sobre essa receita deliciosa!

A cebola caramelizada está no cardápio de muitos restaurantes e, inclusive, das hamburguerias porque traz as receitas uma combinação de sabores diferente e especial.

A cebola é um condimento indispensável na culinária, mas ao invés de conferir acidez aos pratos, na versão caramelizada, ela traz um toque agridoce. Combina perfeitamente com hamburgueres, sejam eles de carne, vegetarianos ou veganos, com brusquettas, farofas, risotos, quiches, tortas, e muitos outros pratos.

A preparação da cebola caramelizada é simples e prática, exigindo apenas um pouquinho de paciência com o tempo de preparo. Se você quer experimentar essa delícia e deixar as suas receitas mais completas, então confira a seguir como é o preparo da cebola caramelizada.

Como caramelizar corretamente a cebola?

A caramelizarão ocorre quando são liberados os líquidos contidos na cebola, processo que ocorre a partir do momento em que ela entra em contato com o calor. Dessa forma, os açúcares são transformados no caramelo.

O processo de preparação é bastante simples e a técnica é fácil, mas para que as cebolas fiquem uniformes, macias, adocicadas e com aquele tom amarronzado característico do caramelo, é preciso ter um pouquinho de paciência, já que leva em média 40 minutos para atingir o ponto ideal.

Em algumas receitas, as pessoas costumam adiciona açúcar, melado ou açúcar mascavo para dar o sabor adocicado, mas isso não é necessário já que a própria cebola contém os açúcares necessários.

Para preparar, siga os seguintes passos:

  • Corte as cebolas em formato de meia lua, não muito finas e nem muito grossas, o ideal é em média meio centímetro;
  • Escolha uma panela de fundo grosso e leve ao fogo. Coloque azeite, manteiga ou óleo de coco (para os veganos) até cobrir o fundo dessa panela;
  • Adicione as cebolas já fatiadas e mexa;
  • Vá mexendo de tempo em tempo, de forma que elas não grudem no fundo da panela; Você pode acrescentar vinho branco seco se elas estiverem querendo queimar o fundo da panela, mas sempre em pequena quantidade;
  • Assim que as cebolas tiverem reduzido pela metade, com uma textura macia e a cor bem escura, então elas estão prontas.

Dicas para não errar na receita

  • Evite cortar as fatias finas demais, pois isso faz com que a água seja eliminada rapidamente, e as chances de queimar aumentem muito;
  • Quanto mais cebola caramelizada você for preparar, maior deve ser a largura da panela, pois quando elas se acumulam, a liberação de água é maior e o processo de preparo demora muito mais;
  • Mantenha sempre o fogo baixo, isso vai ajudar a manter o controle e não queimar as suas cebolas.

E se você quer experimentar a combinação de hambúrguer mais cebola, vem para a It Burger. Nossos hamburgueres são cuidadosamente combinados com vários acompanhamentos incríveis para te surpreender no sabor.

Nós estamos lançando tendências como hamburgueria premium e contamos com opções diferenciadas no cardápio, preparadas com ingredientes selecionados.

Entre em nosso site e confira o nosso cardápio

It Burger

A It Burger veio para criar tendências e inovar como hamburgueria premium, mas isso não pode ficar somente no discurso. Prezamos por oferecer aos nossos consumidores e amantes da boa comida, o melhor que há em cada matéria-prima, em cada ingrediente e ser cuidadoso em todos os detalhes que envolvem o prazer de comer em com qualidade e em alto nível.

Deixe uma resposta