História do hambúrguer

A história do hambúrguer

A tradição americana de hambúrgueres pode te levar a pensar que esse prato tão apreciado no mundo todo tenha sido criado nos EUA. Mas, antes de se tornar tão popular entre os habitantes daquele país, o hamburguer já era consumido por povos antigos da Ásia Ocidental.

Foram os Tártaros, uma das principais tribos dos povos Mongóis, ainda no século XIII, que teriam dado origem ao consumo de um tipo de carne amassada e modelada em formato de uma bola achatada, que era consumida dentro do pão, sendo um tipo de alimento muito prático para as tropas que invadiam a Europa naquele século.

Mais tarde, já no século XVII, viajantes alemães levaram essa ideia para açougues da cidade de Hamburgo, que desenvolveram técnicas para moer a carne. Com essa carne moída temperada, criavam bifes que, além de saborosos, tinham um baixo custo e se tornaram rapidamente populares por toda a cidade.

Como o hambúrguer chegou aos EUA?

Ainda no século XVII, os primeiros imigrantes da Alemanha, mais especificamente da região de Hamburgo, chegaram aos Estados Unidos, levando consigo a famosa receita do bife de carne moída.

Os primeiros americanos a consumirem o tal prato eram marinheiros e o batizaram com o nome de hamburg steak. Aos poucos ele foi ganhando popularidade e passou a ser chamado pelo nome com o qual é conhecido até hoje: Hambúrguer.

Como esse prato se tornou tão famoso?

A grande popularidade do hambúrguer aconteceu por conta da sua praticidade. No início do século XIX, a explosão industrial tomou os EUA e com isto se fazia necessário alimentos que fossem práticos, rápidos e baratos para  alimentar a grande massa de trabalhadores.

Nesta época já existiam os carrinhos de sorvete e até mesmo os Hot dogs, ideias que também haviam chegado no país através dos alemães. Foi então que, em 1921 surgiu a primeira cadeia de lanchonetes daquele país, a White Castle, que vendia uma versão cozida do hamburguer temperado com cebola.

No século 20 muitas lanchonetes começaram a vender o prato. Nos anos 30 os drive-ins trouxeram ainda mais popularidade para ele. Em 1937, os irmãos Maurice e Dick Donald  abriram o seu primeiro Drive-in na Califórnia, e começaram uma grande revolução do mundo dos fast-foods.

A partir daí, o hambúrguer conquistou os americanos e se espalhou pelo mundo todo. Aos poucos as receitas foram se tornando mais sofisticadas, além de surgirem muitas versões do prato.

Além das tradicionais redes de fast food, versões caseiras e artesanais também ganharam o coração dos apaixonados por esse prato.

Onde encontrar hambúrguer de qualidade?

Se assim como a gente você também é fã de hambúrguer, você precisa conhecer o cardápio da It Burger.

A empresa surgiu para criar tendências e inovar como hamburgueria premium. Trabalha com ingredientes selecionados e possui no cardápio opção para quem não consome carne, o Falafel Burger.

Visite o nosso site e consulte o cardápio completo. Aguardamos a sua visita!

It Burger

A It Burger veio para criar tendências e inovar como hamburgueria premium, mas isso não pode ficar somente no discurso. Prezamos por oferecer aos nossos consumidores e amantes da boa comida, o melhor que há em cada matéria-prima, em cada ingrediente e ser cuidadoso em todos os detalhes que envolvem o prazer de comer em com qualidade e em alto nível.

Deixe uma resposta