Tipos de blend de carne

Você provavelmente adora um bom hambúrguer artesanal, macio, suculento, mas você sabia que para a carne ficar daquele jeito, é preciso alcançar um blend perfeito? Para quem não sabe do que se trata, não se preocupe que explicaremos mais no decorrer do texto.

O blend nada mais é que a seleção de carnes feitas para o preparo do hambúrguer, que deve ser de forma cuidadosa e atenciosa, caso contrário, o resultado final pode não sair como o esperado.

Também, dependendo das carnes utilizadas e do nível de gordura que elas estão, é possível conseguir variações diferentes, assim obtendo hambúrgueres com texturas e sabores distintos.

Assim, para você que nunca ouviu falar sobre esse assunto, conheça abaixo os tipos de blend de carne, e quais são as carnes perfeitas para o preparo de um suculento hambúrguer.

O que é o blend de carne?

Como explicamos acima, nada mais é que a mistura de diferentes cortes de carne para o preparo do hambúrguer.

Antes, os hambúrgueres eram feitos apenas com um tipo de corte, como patinho, por exemplo, mas com o tempo, e como forma de agregar mais sabor, foram testados novos tipos de corte e mistura de carnes para o preparo do hambúrguer.

Assim se descobriu que o blend garante um sabor inigualável ao hambúrguer artesanal, uma vez que são usados diferentes cortes com sabores, texturas e características diferentes.

Melhores carnes para fazer um blend

De modo geral, as carnes usadas para se atingir um blend perfeito são os cortes parte dianteira e traseira do boi. Isso ocorre, pois, os cortes da parte dianteira, mesmo sendo um pouco mais duras, são bastante saborosas, por outro lado, os cortes da traseira são macios e possuem a função de deixar essa mistura com uma textura agradável a boca.

Os cortes mais usados da parte dianteira do boi para o preparo do hambúrguer são:

•          Peito

•          Acém

•          Pescoço

•          costela gaúcha

Já os cortes da parte traseira, geralmente, são utilizados:

•          Patinho

•          Coxão duro

•          Fraldinha

•          Alcatra

Quanto às escolhas de carnes com gorduras, as mais usadas são o peito ou a costela, que além de bem gordurosas, possuem um preço relativamente baixo, e combinam bem no blends. Mas uma coisa é certa, é sempre bom usar carnes de qualidade e de boa procedência no preparo do hambúrguer.

Veja abaixo um pouco mais sobre as principais características de alguns cortes normalmente utilizados:

Fraldinha

Mesmo sendo considerada uma carne de segunda, a fraldinha é bastante utilizada no preparo de hambúrgueres, já que proporciona um excelente custo-benefício. Por ser um corte da traseira do boi, é bastante macia, adicionando uma textura agradável ao blend.

Peito bovino

Esta é uma das carnes mais utilizadas para o preparo de blends de hambúrguer, uma vez que se trata de um corte barato, mas de qualidade. O peito bovino pode ser usado tanto como carne principal, como também para a porcentagem de gordura, já que é uma carne gorda, e que possibilita separar a gordura para colocar na mistura.

Miolo de acém

Outro corte bastante utilizado, já que possui um sabor bastante acentuado. Além disso, o miolo de acém também combina muito bem com outras carnes, trazendo uma harmonização ao blend.

Coxão duro

Como se trata de um corte próximo à picanha, possui várias semelhanças a esta carne mais nobre. Porém, é bem mais em conta, oferecendo um melhor custo-benefício para a preparação do blend do hambúrguer.

Variações de blend mais usados

Agora que você já entendeu que o blend se trata de uma seleção de cortes de carne para o preparo de um suculento hambúrguer, separamos os três tipos mais usados pelas hamburguerias e que oferecem um excelente resultado.

•          Mistura de três cortes: 350 g de peito + 350 g de acém + 350 g de fraldinha + 250 g de gordura do peito.

•          Mistura de dois cortes: 525 g de fraldinha + 525 g de peito + 250 g de gordura do peito.

•          Mistura com coxão duro: 525 g de coxão duro +525 g de peito + 250 g de gordura de peito.

•          Mistura de três cortes: 350 g de peito + 350 g de acém + 350 g de pescoço + 250 g de gordura do peito.

•          Mistura de dois cortes: 525 g de acém + 525 g de peito + 250 g de gordura do peito.

•          Mistura de dois cortes: 525 g de costela gaúcha + 525 g de acém + 250 g de gordura da costela.

•          Mistura de três cortes: 350 g de peito + 350 g de bombom de alcatra + 350 g de acém + 250 g de gordura do peito.

Todos esses blends renderão em média 1,2 kg de carne, o que dá aproximadamente sete hambúrgueres de 180 g cada.

E você qual é o seu blend de carne preferido? Seja qual for, venha se deliciar com os blends altamente selecionados da It Burger, uma das mais tradicionais hamburguerias do Tatuapé, com ideias e receitas totalmente inovadoras!

It Burger

A It Burger veio para criar tendências e inovar como hamburgueria premium, mas isso não pode ficar somente no discurso. Prezamos por oferecer aos nossos consumidores e amantes da boa comida, o melhor que há em cada matéria-prima, em cada ingrediente e ser cuidadoso em todos os detalhes que envolvem o prazer de comer em com qualidade e em alto nível.

Deixe uma resposta

Fechar Menu